Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Falando de Bullying com as crianças. . .


Para a criança
Vamos ver meios que podem nos ajudar a falar sobre o bullying com as crianças: 

Você já ouviu falar sobre bullying? Pois é, essa palavra é meio esquisita não é verdade? Todas às vezes que ouvirmos esta palavra devemos pensar no que ela representa: AGRESSÃO.

Praticar bullying é a agredir uma pessoa porque ela é ou tem alguma coisa que não gostamos ou que achamos engraçado. A agressão pode ser feita batendo na pessoa, falando palavras que a entristecem muito, rindo dela e tantas outras maneiras.

Posso ser uma criança branquinha e rir de uma criança negra só porque ela tem uma cor diferente da minha. Isso pode acontecer também com uma criança negra que ri de uma branca, chamando-a de branquela e a outra a chamando de negrinho etc. O que é uma bobagem, pois todos são iguais diante de Deus.

A Bíblia conta uma história de preconceito, que é quando alguém age de forma ruim com uma pessoa só porque ela não é da mesma cor, não é da mesma religião ou é mais rica ou pobre que as outras.

Conta à história que Moisés, aquele que abriu o mar vermelho casou-se com uma mulher cusita. Que nome esquisito? Cusitas eram pessoas que viviam em uma região onde todos eram negros. Moisés estava muito feliz com sua esposa, mas Arão e Miriam, que eram irmãos de Moisés, não gostaram nada de Moisés ter casado com uma mulher que tinha uma cor diferente. Eles nem procuraram conhecer a mulher de Moisés, ela era uma ótima pessoa, senão Moisés que era tão bondoso e amigo de Deus não a teria escolhido como esposa. Moisés não era preconceituoso e via a todos como Deus criou: iguais . Os irmãos de Moisés ficaram falando mal dele por todo o arraial e foram também reclamar com Moisés.

Deus quando viu aquilo, claro ficou muito triste com Arão e Miriam, pois se Deus nos criou lindos, com cores lindas, mas todos iguais no seu amor, como pode alguém desprezar o outro só por causa da cor? Então Deus permitiu que Arão e Miriam ficassem leprosos. A lepra era uma doença horrível, ninguém podia chegar perto de uma pessoa doente de lepra, as pessoas com lepra tinham que ficar fora da cidade até se curarem ou morrerem. Ninguém tocava em uma pessoa leprosa.

Arão e Miriam tiveram então a experiência de como é ser desprezados pelos outros, de como é triste alguém olhar pra nós achando que é melhor só porque nasceu de uma cor diferente. E quem disse que ser branco, negro, mulato, amarelo é mais importante? Grande bobagem.

O Bullying pode aparecer também na vida da criança que gosta de rir de algum “defeito” que a pessoa tem. Conheço crianças que não enxergam direito e usam óculos, e são chamadas de quatro olhos, crianças que não tem um membro do corpo como as pernas ou braços e são também criticadas, como se isso fosse porque elas quiseram. E mesmo se quisesse. Já deve ser tão ruim viver com uma limitação, não podendo fazer tudo que uma criança com o corpo inteiro pode fazer, imagine ser agredido por isso?

A Bíblia conta sobre outra história em que um grupo de jovens começou a gritar com um homem só porque ele era careca. Foi o profeta Elizeu. Elizeu estava subindo uma colina os jovens começaram a xingá-lo: Sobe careca, sobe careca!Eles estavam zombando de Elizeu. Deus vendo o coração maldoso daqueles meninos deixou que uma ursa aparecesse e os comece.

Claro que hoje se ficarmos rindo de alguém Não vai aparecer uma ursa para nos comer, mas vamos ficar marcados pelos que nos ouve como pessoas más que não tem amor no coração.

É muito triste isso, pois esse tipo de atitude fará com que não tenhamos bons amigos. Crianças que agem assim só conseguem ter amizade com crianças que tem as mesmas atitudes.

Talvez você não seja uma criança que pratica bullying, mas está andando com colegas que fazem esse tipo de coisa, e ficam te incentivando a fazer também. A Bíblia diz que a má companhia nos faz esquecer os bons comportamentos. Sabe por quê? Porque por medo de perder amizade ou por medo desses falsos amigos também começarem a rir de nós, acabamos nos tornando iguais a ele. Se você está andando com esses tipos de “amigos”, fuja deles, saia de fininho e procure amizades verdadeiras, que pode ser justamente a criança de quem você está rindo e tirando sarro.

Uma criança que é maltratada, precisa muito de amigos sinceros. Que tal você se tornar amigo de uma criança assim?

Deus vai ficar muito feliz, e você também. Experimente e seja feliz com suas novas amizades!

Referências Bíblicas:
II Reis 2:23-24 (História dos jovens que zombaram de Eliseu)
Números 12 (História de Miriam e Arão que desprezaram a mulher de Moisés)
Gêneses 37: (História de José sendo desprezado e maltratado pelos próprios irmãos)


1 comentários:

Anônimo disse...

Vane ficou maravilhosooooo...........

Postar um comentário